Categorias: Varjota

Varjotense Mailson Furtado ganha o Prêmio Jabuti de livro do Ano

Lançada de maneira independente, "À Cidade", do cearense Mailson Furtado, residente em Varjota, ganhou o troféu de livro do ano…

Compartilhar
Curta nossa página no Facebook e receba atualizações do site

Lançada de maneira independente, “À Cidade”, do cearense Mailson Furtado, residente em Varjota, ganhou o troféu de livro do ano no Jabuti, mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Ele escreveu, editou, diagramou e até ilustrou a capa do volume.

TV VARJOTA EM DESTAQUE - AO VIVO

“À Cidade” é uma obra de poesia sobre a terra natal do autor, o pequeno município de Cariré, de 20 mil habitantes. Ele também venceu na categoria poesia.

O autor fez um discurso muito emocionado após ser anunciado como o grande ganhador do ano. “O livro foi todo feito à mão, de maneira independente. Até o desenho da capa é meu. A obra narra sobre o meu lugar, uma cidade que nunca entrou em nenhum registro bibliográfico, e agora estou com esse prêmio”, afirmou ele, que venceu R$ 100 mil na categoria livro do ano e R$ 5.000 da Câmara Brasileira do Livro.

Ele diz esperar que o prêmio abra as portas do mercado editorial para “uma literatura que se faz sozinho” e para autores independentes que não encontram espaço para lançarem suas obras. “Praticamente todos os meus contatos de literatura pagam para se publicar. Este prêmio não é meu, é nosso”, afirmou, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Com texto de abertura do teatrólogo Oswald Barroso, o livro “À Cidade” traz uma única poesia de 60 páginas. A obra nasceu da inquietação do autor sobre a carência de textos em verso sobre as cidades do interior do Ceará.

Com informações da Folha de São Paulo e O POVO

Curta nossa página no Facebook
WagnerPassos

Publicado por
WagnerPassos